Qual é o potencial impacto da IA generativa nas diversas tarefas baseadas em dados?
Os principais especialistas do setor compartilham suas opiniões sobre qual das tendências associadas a Dados & Analytics eles tem mais interesse e porque eles acham que essa tendência é tão relevante hoje em dia
P: Qual é o potencial impacto da IA generativa nas diversas tarefas baseadas em dados?
Igor De Souza Zavorize, Head of Data Strategy & Governance, Sompo Seguros: A IA generativa tem o potencial de transformar a maneira como as empresas lidam com dados e analytics. Ela pode ser usada para gerar insights, prever resultados e criar conteúdo personalizado. No entanto, a IA generativa também apresenta desafios, como a necessidade de grandes conjuntos de dados e viés algorítmico.
Juliana De Paula, Superintendente de Dados, Banco Safra: Além da geração de bots, para estreitamento do relacionamento com o cliente, a IA poderá impactar as tarefas de TI de forma positiva, trazendo agilidade para documentações, migração e qualidade de códigos, geração de insigths e em particular para a área de governança, um aumento na qualidade de dados.
Rafael Percebao, Head de Governança de Dados, Porto: Particularmente vejo grande potencial e não vejo limite, porém ainda é uma tecnologia emergente para uso nas empresas e estamos aprendendo como melhor utilizá-la.
P: Por quais das tendências associadas a Dados e Analytics você tem mais interesse? E por que você acha que essa tendência é tão relevante hoje em dia?
Igor De Souza Zavorize, Head of Data Strategy & Governance, Sompo Seguros: Data literacy. Com a crescente quantidade de dados disponíveis, é importante que as pessoas saibam como interpretá-los e usá-los de forma eficaz. A alfabetização de dados pode ajudar as empresas a tomar decisões mais acertadas e a identificar novas oportunidades de negócios.
Juliana De Paula, Superintendente de Dados, Banco Safra: Acredito que a geração de insights é um ponto bem positivo com a utilização da IA. Tendências apontam por exemplo, que as ferramentas passarão a utilizar recursos de IA embutidos em suas soluções, possibilitando a utilização de metadados para geração de novos dados ou insights, aumentando as possibilidades e enriquecimento de análises. Estes novos insights podem trazer grandes ganhos financeiros, como inserção em novos mercados, novos produtos, fortalecimento do relacionamento com o cliente e perdas evitadas quando se falando em concessão de crédito.
Rafael Percebao, Head de Governança de Dados, Porto: Acredito que arquitetura Multicloud. Cada vez mais as empresas e usuários querem usar as tecnologias que tenham melhor desempenho e com melhores preços. Ter capacidade de escolher quais processos quer executar com cada provedor e de forma transparente e integrada é uma evolução necessária.
Eles compartilharão mais experiências participando como palestrantes no CDAO FS&I Brazil nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2024. Mais informações AQUI.--